TÁTICAS (CONTINUAÇÃO)

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Continuando o tópico de ontem sobre formações, seguem mais táticas.

Formação em linha 1:

Formação padrão para uma varredura ou um assalto. As armas e braços estão paralelos ao chão.



Formação em linha 2:

A formação em linha também pode ser usada quando se for atacar uma posição inimiga. Note que o líder da equipe deve ficar no centro, onde pode fazer o contato com os membros e ver o que está acontecendo. Quando você se mover nesta formação, deve-se manter um afastamento de modo que se mova em uma onda sobre a área objetiva. A tendência é juntar-se quando você passa sobre o objetivo, especialmente em terreno desigual ou na vegetação densa. Mas deve-se evitar isso. Deve se mover para frente, mantendo o afastamento entre os membros. Cada indivíduo deve permanecer dentro de sua faixa (pista) para assegurar uma varredura completa da área.

Se não, você pode passar pelo inimigo ou suas posições, e esta formação fornece pouca proteção de encontro aos ataques da parte traseira ou dos lados. Cada posição não deve ter mais de cinco metros de separação. Também, deve se ter cuidado para manter-se em movimento em um mesmo ritmo com sua equipe. É fácil começar adiante de mais, distante demais ou cair atrás nesta formação, e aquele que deixar aberturas exporá os flancos dos membros da equipe e do companheiro ao lado oposto ao seu.
Não usar esta formação para se aproximar do seu objetivo, deixá-lo, ou viajar no campo. Usá-lo somente em assaltos diretos: É simplesmente vulnerável demais para outras situações. Uma vez que você está na linha, movimente-se rapidamente e decisivamente. Sua velocidade e o impacto de seu assalto são as únicas coisas que
neutralizam a falta da segurança.



Formação Diamante:

Formação muito usada para combates noturnos. É a formação ideal para equipes de fogo que operam sozinhas em operações em terrenos de densidade média. Os quatro cantos do diamante dão segurança e uma boa versatilidade. O afastamento deve ser de pelo menos cinco metros entre cada membro da equipe, de canto a canto na floresta, e em torno da metade (uns 3 metros) em terreno aberta.

Entretanto, é não é boa para o movimento rápido; você deve realmente usar esta formação quando você está esperando viajar através do “território” inimigo, onde você pode ser emboscado por todos os lados. Esta formação é excelente nesse aspecto.


Durante essas formações, cada membro do grupo deve manter o foco em uma direção.



Movimentação Táctica (tactical movement):

Movimentação táctica é usada quando um grupo está se movendo por uma área onde há inimigos presentes e um tiroteio pode estourar a qualquer momento. O movimento é em forma de quadrado (seta preta indica a direção) no qual o par que caminha na frente olha 70% do tempo para os arcos frontais (cinza escuro) e 30% para os arcos laterais (cinza claro). O par que vem atrás checa em 50% do tempo as laterais e nos outros 50%, a retaguarda (cinza médio). A distância entre os jogadores deve ser de 5 a 10 metros



Fogo e Movimentação

Isto está baseado no princípio de que todo movimento na frente do inimigo deve estar com cobertura de fogo amigo. Isto dá ao jogador que está avançando os benefícios que ele não teria de outra forma.

O inimigo denuncia sua posição com movimentos, barulho ou mesmo a direção da munição voadoras e isto dá ao time de suporte informações da localização inimiga e podem, assim, elimina-los ou suprimi-los de forma que eles não poderão atirar na unidade que estiver avançando. Isso previne o inimigo de combater o time de forma eficaz e de se reagrupar. Como um bônus, o inimigo pode até recuar ou se dividir em grupos menores que são mais fáceis de se combater.

Há dificuldades em se fazer essas manobras:

1. Suprimir o inimigo com marcadores pode ser mais difícil, pois as distâncias do jogo são relativamente curtas. Atirar continuamente (suprimir) é divertido, mas não é uma forma eficiente de gastar sua munição.
2. Avanços não podem ser feitos em etapas maiores do que 15 metros pois no paintball não se vai muito longe.
3. O terceiro problema é que o time de suporte fica parado em um lugar e devido a isso é um alvo fácil para os inimigos flanquearem.

Apesar disso, esta é a técnica básica em que muitas outras táticas se baseiam.

Fogo e Movimentação:

Como eu disse antes, cada grupo é formado por dois pares. Chamemos esses pares deAlfa e Bravo. Nessa técnica, Alfa suprime o inimigo enquanto que o Bravo avança 10 ou15 metros e então se protege/encontra cobertura. Quando o Bravo alcançar a coberturaeles começar a suprimir o inimigo. O time Alfa para de atirar e começa a avançar. Elapassa o time Bravo e avança mais uns 10 -15 metros se protegem. O time Alfa começa asuprimir e o procedimento se repete. Suprimir o inimigo é bom, mas lembre-se deconservar sua munição.

Antes de se mover para a outra posição, o soldado deve fazer um reconhecimento visual do local, selecionar as posições que oferecem a melhor cobertura e disfarce e determina qual a rota que tomará para chegar a esta posição. Ele desenvolve um planopessoal de movimentação. Corre por curtas distâncias entre pontos que lhe dê
cobertura.

Áreas muito abertas devem ser evitadas, pois a sua exposição ao fogo inimigo será muito grande. São áreas naturalmente “mortais”. Podem ser cruzadas se o indivíduo ou um pequeno grupo usa alguma ajuda tal qual fumaça.

Uso de Fumaça :

Fumaça é uma das ferramentas mais úteis se usada corretamente. O pensamento inicial é saturar toda a área com fumaça. Apesar de ser fantástico, nem você nem seu inimigo poderá ver a mais de 10 metros e é ai que o problema começa.

• Se a unidade de reconhecimento ainda não avistou o inimigo nem informou sua posição ou número, você não saberá o que estará por vir nem o que enfrentará pela frente.
• Durante esse tempo, você não conseguirá ver o inimigo e ele poderá se re-posicionar ou fazer um ataque pelos flancos ou mesmo por trás.

• É difícil manter a situação sob controle, coordenar o time e atacar.

• O inimigo pode escolher se engajar no combate, atirando através da nuvem de
fumaça.

Fumaça deve ser usada para cobrir uma retirada, como distração para um ataque ou para bagunçar o ataque inimigo. Outro grande uso é no combate urbano, que será tratado mais adiante.

Play Strong, Play Fair!!

0 comentários: